O impacto do coronavírus no mercado financeiro


O principal problema está relacionado não somente ao vírus em si, mas a questão de compra e venda que  permanece estática, impactando na economia mundial

O surto de Coronavírus no final de janeiro, na China, aumentou as incertezas com relação a economia mundial. Claro que isto impactou também no mercado financeiro e de criptomoedas.

O aumento das incertezas com relação a economia mundial fez aumentar a procura por ativos considerados seguros (os chamados safe heaven). Dentre eles, os mais conhecidos são o dólar norte-americano e o ouro. 

Sendo assim, o Bitcoin também vem se tornando uma alternativa com toda essa elevação de incertezas.

O gráfico abaixo mostra a evolução dos índices Ibovespa e da S&P500 no ano de 2020 com a quebra na data na qual a epidemia tinha se alastrado.

Fonte: Br.investing.com

Percebe-se que em um primeiro momento, logo após o surto, os mercados financeiros se abalaram, caindo fortemente. Desde então, a medida em que novas informações são disponibilizadas, o humor do mercado oscila.

Como o bitcoin se comportou neste período?

A principal criptomoeda valorizou-se 20,28% (fechamento do dia 09/02), conforme o gráfico abaixo.

Fonte: Br.investing.com

Para Marcelo Balloti, economista da E-Price, o Bitcoin ainda gera desconfiança para os investidores em momentos de incerteza, porém há boas perspectivas futuras.

“É cedo para dizer que o Bitcoin já é um ativo seguro em momentos de incerteza, porém, o cenário apresentado após o surto nos faz ter esperanças de dias melhores”, afirma ele.

Outro fator que pode ser levado em conta é o Halving, que ocorre em maio, onde  a diminuição da oferta pode  ser causada pela redução das recompensas da mineração, elevando o preço do Bitcoin.

Comparativo Dólar e Ouro

Avaliando o comportamento dos outros ativos seguros (dólar e ouro) no mesmo período (pós 24 de janeiro) percebemos que a moeda norte-americana se valorizou 3,32% e a commodity valorizou-se 0,4%.

Fonte: Br.investing.com

Os dados sugerem que o Bitcoin tem ganho importância como um ativo de segurança em momentos de instabilidade, com a vantagem de ter rendimento bem superior.

E aí, acredita que o Bitcoin se transformará no ouro digital? Deixe o seu comentário!


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: